Há vida por detrás do vidro?

Há vida por detrás do vidro?

 

Gaston Lacombe é um fotógrafo especializado em documentários e registros de viagens que há quatro anos vem registrando imagens de animais em zoológicos. O canadense que já foi professor, jornalista e até diplomata, antes de se formar em Fotografia Profissional, viajou para nove país nos cinco continentes para criar a série que está dando o que falar nas redes sociais.

 

Captive dispensa legendas ou descrições, sua mensagem é clara, simples e real: a infelicidade dos animais e as más condições em que vivem quando retirados do seu habitat natural.

 

Captive - Tiger

 

Não, Lacombe não tem nada contra zoológicos, muito menos contra a preservação da espécie em cativeiro. O problema para ele é a infra-estrutura e a falta de cuidados nesses ambientes, levando em consideração que se tratam de seres vivos. Em entrevista para a Wired Magazine, o fotógrafo comentou “Mesmo no melhor dos jardins zoológicos você ainda encontra animais enclausurados em jaulas de cimento horríveis ou pequenas caixas de vidro”.

 

Captive - Mandrill

 

O fotógrafo documenta o que vê na esperança de estimular uma reflexão ou alguma atitude em relação ao tratamento dado a esses animais. Gaston reconhece a importância dos zoológicos na educação, reabilitação e conservação dos animais, porém acredita que todos se beneficiariam se houvesse uma conscientização maior por parte do público a respeito desta questão e uma supervisão maior por parte do governo.

Lacombe não acredita que irá mudar o mundo, para ele o que importa é que o projeto entre em pauta e que as pessoas reconheçam o estado precário em que vivem muitos dos animais em cativeiro.

 

Captive - Lion

 

 

Captive - Gorilla

 

 

Captive - Black and white ruffed lemur

 

 

Captive - Polar Bear

 

 

Captive - Burrowing Owl

 

Veja essas e outras fotos no site oficial do fotógrafo aqui.

 

[Via GR e Wired Magazine]

Autor Ana Paula

Publicitária formada, aspirante a artista plástica, gnomo de jardim e pintora de rodapé nas horas vagas.

Mais por Ana Paula

Deixe uma resposta

ANUNCIE AQUI

Quer usar esse nosso espaço? Entre em contato conosco. Clique aqui!