MI (23)

 

À primeira vista parece até uma casa futurista, não é mesmo? Só que o Kruševo é apenas um dos outros 25 monumentos que fazem parte da série fotográfica realizada por Jan Kempenaers. Hoje, o Dilata Pupila vai fazer você se sentir em um filme do Will Smith, Tom Cruise ou Schwarzenegger e se comover com a perda da simbologia por trás destas estruturas fascinantes.

 

MI (26)

Petrova Gora

 

MI (20)

Ilirska Bistrica

 

Nas década de 60 e 70, o ex-presidente da antiga Iugoslávia, Josip Broz Tito, resolveu homenagear os locais em que aconteceram as grandes batalhas e os campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Para representar a força da República Socialista e conquistar o respeito e a confiança do antigo povo iugoslavo, o ex-presidente chamou escultores e arquitetos renomados para criar estas estruturas enormes. O sucesso nos anos 80 foi tamanho que elas chegaram a atrair milhões de visitantes por ano.

 

MI (22)

Kozara

 

Com o fim do Socialismo nos anos 90, porém, os monumentos foram abandonados e com eles os seus significados. O que restou foram pichações em estruturas abstratas, geométricas e “sem sentido”, que um dia representaram toda a ideologia de uma nação. Jan Kempanears, no entanto, com a ajuda de mapas de 1975 dos memoriais, resolveu se aventurar e ir em busca destes grandes esquecidos. O resultado foi uma viagem de três anos, de 2006 a 2009, pela antiga região da Iugoslávia, conhecida atualmente por ser lar de países como a Croácia, Sérvia e Eslovênia, e uma série belíssima e melancólica do que um dia representou a República Socialista. É de fazer cair uma lágrima de tão triste e lindo! 

 

MI (1)

Kosmaj

 

MI (2)

Zenica

 

MI (3)

Sinj

 

MI (4)

Nikšić

 

MI (5)

Sisak

 

MI (6)

Ostra

 

MI (7)

Kamenska

 

MI (8)

Brezovica

 

MI (9)

Mitrovica

 

MI (10)

Kadinjača

 

MI (11)

Kolašin

 

MI (13)

Tjentište

 

MI (12)

Makljen

 

MI (14)

Knin

 

MI (15)

Korenica

 

MI (16)

Košute

 

MI (17)

Niš

 

MI (18)

Sanski Most

 

MI (19)

Jasenovac

 

MI (25)

Podgarić

 

MI (24)

Tjentište

 

MI (21)

 

Grmeč

 

[Via Crack Two]

Autor Ana Paula

Publicitária formada, aspirante a artista plástica, gnomo de jardim e pintora de rodapé nas horas vagas.

Mais por Ana Paula

Deixe uma resposta

ANUNCIE AQUI

Quer usar esse nosso espaço? Entre em contato conosco. Clique aqui!