Mandela_capa

 

 

Partiu ontem o símbolo da luta pela igualdade racial, Nelson Mandela. De líder rebelde a presidente da África do Sul (1994-1999), Mandela foi o principal representante do movimento anti-apartheid. O regime político do apartheid, que durou décadas nesse país, impôs a dominação branca sobre as minorias, especialmente os negros. Mesmo passando 27 anos na prisão, Mandela foi exemplo de perseverança e garra contra esta aberta e suja discriminação. Para lembrar alguns acontecimentos importantes de sua vida, confira a trajetória fotográfica que o Dilata preparou pra você.

 

Mandela (10)
Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 no clã Madiba em Mvezo, Transkei, hoje parte da província do Cabo Oriental, na África do Sul. Devido à cultura de dar nomes cristãos às crianças, uma de suas professoras passou a chamá-lo de Nelson Mandela.

 

Mandela (2)
Em 21 de dezembro de 1956, Mandela e outros ativistas foram presos por perturbação da ordem e julgados em Johannesburgo, na África do Sul. Na foto, a multidão grita palavras de incentivo ao grupo de prisioneiros enquanto eles são levados de ônibus para o tribunal.

 

Mandela (3)

Na foto, os apoiadores de Mandela se reúnem depois de ouvir sua sentença de prisão perpétua.

 

Mandela (4)

Primeira aparição pública de Mandela em liberdade, e sua segunda esposa, Winnie, na Cidade do Cabo, em 11 de fevereiro de 1990.

 

Mandela (5)
Encontro com o ex-presidente norte-americano, H.W. Bush, na Casa Branca, reconhecendo a coragem de Mandela durante os anos na prisão.

 

Mandela (6)
Mandela se torna o primeiro a receber o Prêmio Internacional da Liberdade Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos, com Coretta Scott King, em junho de 1990.

 

Mandela (7)
Mandela e o ex-presidente De Klerk recebem o Prêmio Nobel da Paz de 1993 pelo trabalho coletivo que culminou no fim do apartheid na África do Sul.

 

 

Mandela (8)
Esta imagem representa um grande marco: as eleições de 1994 na África do Sul, na qual eleitores negros, pela primeira vez na história do país, tiveram direito a voto. Mandela votou pela primeira vez aos 75 anos de idade.

 

 

Mandela (9)

 

Eterno pela sua humanidade. Nem mais um minuto de silêncio. Vamos celebrar a sua alegria e respeito, pelo privilégio de vivermos em seu tempo, Madiba.

Nelson Rolihlahla Mandela, 1918-2013.

 

[Via Discovery Brasil]

ANUNCIE AQUI

Quer usar esse nosso espaço? Entre em contato conosco. Clique aqui!