O Mundo Subaquático de Andreas Franke

por 16 de dezembro de 2013 Arts Sem comentários

SW (5)

 

Hoje, o Dilata traz para vocês o mundo fantástico e subaquático de Andreas Franke.

 

The Sinking World, ou Mundo Submerso, é um projeto desse renomado fotógrafo que retrata um mundo imaginário no qual o passado ganha vida com cenas cotidianas acontecendo no fundo do mar, em um navio naufragado. E para transmitir essa experiência de vazio, fantasia e abandono do que passou, Franke realiza exposições silenciosas nos próprios navios. Interessante, não? Mas quem é Andreas e como ele teve essa ideia genial?

 

SW (2)

 

 

Eleito por Luerzer’s Archive como um dos “200 Melhores Fotógrafos” do mundo, Andreas Franke é um fotógrafo austríaco famoso por seu estilo fantasioso e surrealista. Há mais de 20 anos na área, o artista já trabalhou com marcas famosas como Nike, Ford, Coca-Cola e Heineken. Recentemente, o fotógrafo apaixonado por mergulho, resolveu inovar e criar uma série de fotografias que estimulassem o imaginário utilizando imagens de navios naufragados e fotografias produzidas em estúdio. A respeito do seu trabalho e estilo, Franke comenta em seu site:

 

Com a minha fotografia, eu tento construir mundos ilusórios que vão além do superficialidade visual do ramo publicitário. (…) Cada pequeno detalhe faz parte de uma produção precisamente arquitetada. (…) Para mim, é importante explorar os avanços tecnológicos a fim de alcançar os limites da visualização fotográfica. Atualmente, temos uma série de opções que nem imaginávamos ser possível anos atrás. Isto abre um leque para a imaginação e a criatividade.

 

SW (4)

 

E, se depender do fotógrafo, abre mesmo. Não fosse a paixão pelo mergulho de Andreas e sua visita ao navio abandonado USS Vandenberg, nunca teríamos a oportunidade de dilatar nossas pupilar e ficar morrendo de vontade de passear no fundo do mar.

 

SW (13)

 

 

Muito legal a ideia, não? Confira abaixo um dos ensaios.

 

SW (1)

 

SW (3)

 

SW (6)

 

SW (7)

 

SW (8)

 

SW (9)

 

SW (10)

 

SW (11)

 

SW (12)

 

 

Com as minhas fotografias de navios naufragados, eu quero introduzir espectadores a mundos surreais e estranhos. Cenas místicas do passado em um espaço ficcional. Mundos encantadores nos quais você pode se perder ou se identificar. Criar uma sensação nova e inesperada.

Andreas Franke

 

Abaixo, imagens da exposição das fotos no USS Vandenberg:

 

SW (16)

 

SW (15)

 

SW (14)

 

 

Ficou curioso para saber como a exposição foi feita? Assista ao vídeo do making of aqui:

 

Autor Ana Paula

Publicitária formada, aspirante a artista plástica, gnomo de jardim e pintora de rodapé nas horas vagas.

Mais por Ana Paula

Deixe uma resposta

ANUNCIE AQUI

Quer usar esse nosso espaço? Entre em contato conosco. Clique aqui!